Diário De Viagem: Passo a Passo Como Requerer o Primeiro Passaporte (Pt 01)

Em 23.06.2014   Arquivado em Diário de Viagem

Meninas, no último post falei sobre a escolha do melhor destino (internacional) para viajar. Ou seja, onde o sonho começa!

Depois prometi que iria deixar um passo a passo sobre como requerer o passaporte. Que é o segundo passo para a tão sonhada viagem.
Se você ainda não tem passaporte, saiba que é importantíssimo requerer o quanto antes, pois sem ele você não consegue tirar o tão temido Visto que é a permissão que você terá para poder viajar.

Saiba também que requerer o passaporte é fácil, simples e ao contrário do que a maioria pensa, não há entrevista igual ao Visto.

Vamos começar?

O primeiro passo é você acessar a página da Polícia Federal: www7.dpf.gov.br/
Ou clique AQUI.

Clique em Requerer Passaporte.

Leia atentamente os passos para requerer o passaporte, como: documentação necessária e etc.

Ainda nos passos, clique em ‘emissão de passaporte’. Irá aparecer uma tela assim (que é onde você deverá preencher):

1. Dados Pessoais: Digite seu nome completo,  Nome da Mãe e Nome do Pai exatamente como consta no seu RG para não haver problemas na hora em que eles forem checar seus dados. Data de Nascimento, Sexo, Estado Civil e Nacionalidade.

2. Escolha o país em que você nasceu, UF o estado, e a cidade.

3. Se você já teve nome ou sobrenome alterados, escreve qual era o seu nome completo anterior e abaixo escolha o motivo que levou a você fazer essa mudança. Caso não tenha feito nada disso, deixe esse espaço em branco!

Em seguida, clique em ‘Próximo’ para preenchermos a aba Documentos.

4. Preencha esse campo de acordo com o seu RG. A data de emissão é a data em que você fez o RG e UF de expedição é o estado onde foi expedido seu RG.

Preencha esse campo com o número do seu CPF. No próximo campo, você deverá colocar o CPF do seu pai, ou da sua mãe.

5. Área de Certidão. Esse campo só deverá ser preenchido para menores de 12 anos. Se você tiver mais que 12, deixe esse espaço em branco.

6. É onde você deverá colocar os dados exatamente como estão no seu título de eleitor.

7. Situação Militar. Esse campo só deverá ser preenchido para homens de acordo com o Certificado de Dispensa de Incorporação. Você deverá consultar seu certificado.

8. Você já teve passaporte anteriormente? Esse é o campo onde você deverá deixar os dados dele.

Feito tudo isso, clique Próximo para preenchermos a aba Dados Complementares.

9. Dados Complementares. É onde você deverá colocar o campo Profissão, de acordo com sua carteira de trabalho atual.

Endereço Eletrônico: deverá ser preenchido corretamente com o seu e-mail (é importante você deixar um e-mail que abra diariamente, pois é nele que a PF irá mandar comunicados.

Nacionalidade da Mãe e do Pai: onde sua mãe e pai nasceram.

10. Endereço do Requerente: digite o endereço de sua casa (nunca de parentes ou vizinhos), e o número do telefone ou celular (também próprio, jamais de parentes ou vizinhos). Para celulares que tiveram que acrescentar o 9 na frente, não há necessidade de preencher com ele.

Após verificar se tudo foi preenchido corretamente, clique em Próximo para agendar o Local de Atendimento, que é onde você deverá comparecer para confirmar os dados e a tirar a foto na hora.

11. Local de Atendimento:Você escolherá a cidade de atendimento do Posto da Policia Federal. Caso não tenha sua cidade na lista, escolha a mais próxima, já que você precisará ir até lá no dia e horário marcados.

Posto: Algumas cidades possuem mais de um local de atendimento. Escolha o mais próximo.

12. Digite o texto da imagem ao lado. Basta copiar o código de segurança.

Feito tudo isso certinho, clique em Enviar para finalizar seu requerimento (mas ainda não acabou!).

Após o envio dos dados do formulário, surgirá uma página de SOLICITAÇÃO REALIZADA e o número de protocolo.
Nessa etapa, você precisará fazer a impressão de duas páginas, a primeira será o PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO, que precisará para comparecer na PF. Já a segunda página impressa será o GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO (GRU), um boleto para pagar, hoje no valor de R$ 156,07.
É indispensável o pagamento da GRU com pelo menos 3 dias de antecedência à visita ao DPF escolhido.

Na etapa seguinte, escolha o seu estado, o seu município e um Posto de Atendimento (algumas cidades possuem mais de um local). Caso não exista uma unidade da PF na sua cidade, procure selecionar a mais próxima, já que você precisará ir pessoalmente no local escolhido e na data marcada.

Na primeira caixa escolheremos uma das datas disponíveis e a direita do calendário aparecerá uma caixa para definirmos o horário de preferência.

Observe que não são muitas as opções de datas disponíveis e dependendo do posto de agendamento poderá ter um intervalo entre 60 e 90 dias.

Também imprima a página DETALHAMENTO DE AGENDAMENTO.

Bom meninas, o passo principal já está feito.
No próximo post que é a segunda parte, vou contar como foi minha experiência na PF, e quais são os principais procedimentos.

E vocês, tem alguma dúvida em relação ao requerimento do passaporte?

Um beijo!