Diário De Viagem: Passo a Passo Como Requerer o Primeiro Passaporte (Pt 02)

Em 30.07.2014   Arquivado em Diário de Viagem

No último post falei sobre o passo a passo de como requerer e agendar o primeiro passaporte. Hoje vou contar um pouco sobre minha experiência dentro da PF. 🙂

Neste post aqui você fez os passos para agendar, e agora chegou a hora de ir até a PF para recolher seus dados e digitais.
Nesse dia é super importante ir bem arrumada, pois lá você terá que tirar uma foto na hora, e que vai para o passaporte nos próximos 5 anos. Então é melhor estarmos bem lindas, né? rs

Dia Marcado:

No dia 20/05 estava agendado minha entrevista às 16:00. Cheguei com 15 minutos de antecedência e pra minha surpresa havia bastante gente aguardando na sala de espera.

Passei meus dados para a atendente que olhou tudo com muiiita atenção. Gente, cuidado nessa hora, leve todos os documentos que são solicitados pois mesmo se estiver faltando apenas um já é o suficiente para voltar para trás.

Após algumas perguntas como, se é meu primeiro passaporte e etc, ela ficou com meu RG e minha GRU paga e pediu para aguardar na sala de espera.
Em menos de 10 minutos fui chamada na pequena sala ao lado.

Lá o jogo foi rápido. No meio de uma conversa sobre quem gostou ou não do clipe Mozão (???) ela já estava com todas minha informações no monitor e apenas pediu para que eu conferisse tudo pra não ter erros. Então pegou minhas digitais, tirou minha foto e no final me passou um papel com as informações sobre o dia da retirada do meu passaporte.

Dia de Retirada:

Meu dia para a retirada do passaporte era a partir do dia 03/06. No mesmo dia de manhã, recebi um e-mail da PF informando a chegada e que eu já poderia retirar.

Fui às 14:00 e dessa vez tinha uma pequena fila, mas que não demorou muito. Assim que as pessoas foram acumulando, a atendente já tratou de perguntar o que cada um veio fazer e dessa forma já separou em várias filas para agilizar.

Assim que falei que iria fazer a retirada, a mocinha me olhou desconfiada e informou que precisaria consultar no sistema, pois havia um problema de impressão na Casa da Moeda e vários passaportes não puderam ser emitidos, nesse caso havendo atraso na entrega. Mas ocorreu tudo bem e ele conseguiu chegar no prazo certo! Ele estava lá me esperando e doido para ser carimbado.

Essa parte foi um pouco demorada. Após confirmar no sistema que ele chegou, ela pediu para que eu aguardasse na sala de espera. Esse tempo foi interminável. 🙁 🙁
Eu estava com gripe, febre e dor no corpo desde o dia anterior e por isso o que eu mais queria era pegar o meu bonitinho e voltar correndo pra minha cama.

Novamente a mocinha da sala ao lado chamou meu nome, e lá voltei para assinar no próprio passaporte e fazer a retirada.
Feito tudo isso, fui embora.

Como vocês puderam perceber não há nenhuma entrevista nessa etapa.
O requerimento e a retirada do passaporte é simples e rápido, e qualquer um pode fazer isso.

No próximo post vou falar sobre como solicitar o Visto Americano. Essa parte é a mais burocrática e complicada, e necessita de entrevista no Consulado. É nessa hora que você terá a permissão para fazer a tão esperada viagem, ou não.

Esse post e o anterior ajudou você a requerer o passaporte? Me conte!

Um beijo!